Pacientes foram os heróis do Simpósio MPS Sul 2018
Um evento consolidado e aguardado por pacientes, familiares e pesquisasores ligados às mucopolissacaridoses. Assim o coordenador da Rede MPS Brasil, Dr. Roberto Giugliani, resumiu o Simpósio MPS Sul, que neste ano ocorreu de 23 a 25 de novembro, em Porto Alegre/RS.
A partir de uma ideia da médica Carolina Fischinger Moura de Souza, o encontro deste ano girou em torno de uma nova proposta. Com o slogan “deixemos de ser vítimas e passemos a ser heróis”, o evento de 2018 buscou tornar o paciente um membro mais ativo no simpósio. “Penso que fomos bem-sucedidos na proposta, pois pude sentir que muitos pacientes se perceberam, efetivamente, no centro dos debates”, analisou Giugliani, que acompanhou o evento desde o Japão, onde cumpre programa de Professor Visitante.
A edição contou com a presença de pessoas de diferentes estados, dentre eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Também foi prestigiado por famílias e pacientes de outros países, com destaque para o Peru.
O Simpósio MPS Sul é promovido, anualmente, por Rede MPS Brasil, Associação Gaúcha de MPS (agora Instituto Atlas BioSocial) e o Instituto Genética para Todos (IGPT).